Plano de Ação Municipal de Vacinação

Início > COVID-19 > Plano de Ação Municipal de Vacinação


 

 PLANO MUNICIPAL DE AÇÃO DE

 

 

VACINAÇÃO CONTRA A COVID - 19

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇÃO.................................................................................................................3

2.  IDENTIFICAÇÃO.............................................................................................................3

3.  FARMACOVIGILÂNCIA...................................................................................................3

4.  OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO......................................................................4

5.  SISTEMAS DE INFORMAÇÃO........................................................................................7

6.  GRUPOS PRIORITÁRIOS...............................................................................................8

7.  COMUNICAÇÃO..............................................................................................................9

 

 

 

 

 

1.

NTRODUÇÃO

 

I

 

 

 

O Plano Municipal de Vacinação Contra a COVID-19, foi elaborado com referencia ao Plano Estadual de Vacinação, com o intuito de auxiliar os profissionais do municipio durante o periodo de vacinação.

 

 

 

2.

IDENTIFICAÇÃO

 

 

 

Município: Pranchita - Paraná

Regional de Saúde: 8ª Regional de Saude

Endereço da SMS: Rua Zeferina Giongo Magnani, 692 -  Centro. CEP 85730-000

Função

Contato

Nome

Telefone

E-mail

Secretário/a Municipal de

Saúde

Cleci Bitencourt

(46) 99934-2923

smspranchita@yahoo.com.br

Responsável VigilânciaEpidemiológica

Catiane Felippi Martinazzo

 (46) 99912-5224

catita1511@hotmail.com

Responsável Vigilância Sanitária

Rakel Cristina Bressan

(46) 99940-3007

rakebnutri@hotmail.com

Responsável Atenção Primária

Daniela Aparecida Zamboni

(46) 99916-1475

dani.esfv@hotmail.com

Coordenador/a Imunização

Catiane Felippi Martinazzo

 (46) 99915-5224

Catita1511@hotmail.com

 

 

 

3.

FARMACOVIGILÂNCIA

 

O monitoramento dos eventos pós-vacinação seguirá o disposto no Protocolo de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Eventos Adversos Pós-Vacinação (VEAPV), elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Anvisa, específico para vigilância dos eventos adversos decorrentes da vacinação contra a COVID-19, disponível em

 

https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2020/dezembro/21/estrategia_vacinacao_covid19.pdf.

 

Ações

 

Atividades

 

 

 

 

Notificação de EAPV

?

?

Acolher toda pessoa com queixa de reação vacinal;

Avaliar se realmente apresenta reação vacinal;

 

?

Notificar na ficha de reação vacinal;

 

?

A inclusão no sistema de informaçõ E-SUS notifica, sera realizado pela enfermeria da Vigilancia epidemiologica – Catiane Felippi Martinazzo.

 

 

 

 

Investigação de EAPV

?

Os casos de EAPV identificados deverão         ser      imediatamente encaminhados para avaliação médica no Centro de Saúde NIS I de Pranchita - Pr, seguindo a ordem de atendimento conforme       a          gravidade.     Apos atendimento e avalação da gravidade, segue em acompanhamento pela vigilancia epidemiologica e Atenção

Basica do municipio, ate a encerramento do caso.

 

 

 

 

Identificação de Eventos Graves Pós-Vacinação, conforme Portaria n.° 204, de 17 de fevereiro de 2016

?

 

?

O profissional responsável por informar a Regional de Saúde dentro de 24 horas sobre o surgimento de evento grave pós vacinação será o responsável pela Vigilância

Epidemiológica do município.

A notificação será repassada por e-mail e por telefone, simultaneamente.

 

?

O serviço para atendimento ao usuário será o Centro de Saúde Nis I de Pranchita durante o período de atendimento das 07:30 as 17:00 horas e apos as 17:00 horas, finais de semana e feriados a instituiçãode de saude de referencia no municipio – Fundação Hospitalar da Fronteira realizará o acolhimento e atendimento de urgência e emergência. Posteriomente informara a Vigilancia Epidemiologica do municipio, para seguir o fluxo de informação.

 

 

 

 

 

 

 

4.

OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO

 

A operacionalização da vacinação contempla a organização e programação detalhada

 

de todo o processo de vacinação.

 

 

 

 

 

Ações

 

Atividades

 

 

 

 

Organização da Rede de Frio

?

As vacinas serão recebidas conforme fluxograma estabelecido pela 08 Regional de Saúde, devendo o profissional responsável pela imunização retirar o quantitativo na sede da 08 Regional de Saúde.

 

?

As vacinas serão armazenadas em refrigerador científico específico para o armazenamento de imunobiológicos, em sala exclusiva, com controle de temperatura interna externa.

 

?

Não haverá distribuição de imunobiológicos, uma vez que a Rede de Frios e a única sala de vacinação do município.

 

?

Para o transporte dos imunobiológicos, será disponibilizado carro exclusivo, como de costume, com escolta policial a ser solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

?

Será utilizada caixa térmica com gelo reciclável e termômetro de máxima e mínima com cabo extensor para controle da temperatura de armazenamento durante o trajeto.

 

?

A sala onde fica o refrigerador da Rede de Frios deverá ficar com a porta fechada, e apenas os profissionais designados para o setor de imunização terão acesso ao local.

 

 

 

 

Capacitação/atualização dos profissionais de saúde

?

O inicio da capacitação e atualização, iniciou no dia 19/01/2021, as 09:00 horas, com a Web conferencia, apresentada pela 8 ª Regional de Saude, onde foi

 

 

 

 

disponibilizado acesso para os profissionais da Vigilancia Epidemiologica, Atenção Basica do municipio.

      Essas informações da web conferencia, o Informe Tecnico da Campanha Nacional de vacinação contra o Covir-19, o Plano estadual de Vacinação e a Bula da vacina serão repassadas para os demais profissionais que irao atender e dar a suporte a Sala de Vacina (Enfermeiros e Tecnico de Enfermagem).

OBS: todos os materiais estao impressos e disponiveis aos proficionais para leitura.

      . Na mesma oportunidade, capacitados sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual durante as atividades de vacinação, conforme descrito no informe técnico, destacando técnica correta de paramentação e desparamentação, bem como de higienização das mãos limpeza do ambiente e superfícies.

 

 

 

 

 

Vacinação

      A sala de vacina ficará aberta das 07:50 as 11:50hs  e das 13:00 ás 16:45 horas, de segunda a sexta-feira para atendimento da população a ser vacinada.

      As atividades de vacinação serão realizadas por profissional enfermeiro ou técnico de enfermagem designados conforme escala de trabalho.

      O registro deverá ser realizado em meio físico e em tempo oportuno no sistema oficial de registro de doses da vacina contra o COVID (SI PNI COVID) e no prontuário do

 

 

eletrônico no sistema proprio do municipio (IDS) para cada usuário.

 

?

Os usuários deverão fazer uso de máscara obrigatório durante todo o tempo em que estiverem aguardando ou em atendimento na sala de vacinas. Será atendido apenas 1 usuário por vez dentro da sala de imunização. A fila de espera será demarcada para que seja respeitado o distanciamento de 2 metros entre cada usuário. Um trabalhador de saúde será designado para organizar a fila e aplicar álcool em gel nas mãos dos usuários quando forem adentrar na unidade de vacinação. As cadeiras disponiveis para espera será higienizada antes de cada pessoa sentar.

 

?

Será realizada vacinação extra muro para idosos e portadores de deficiência física domiciliados ou acamados.

 

?

Se caso houver necessidade, será organizado a abertura da Unidade de Saude em horarios alternativos e estendidos e intensificação eos sabados.

 

?

 

Serão disponibilizados quantos profissionais for necessário para que se tenha um bom andamento da campanha de vacinação contra a COVID-19, visando obedecer todas as medidas de segurança dispostas na Resolução SESA 632 de 05/05/2020 e principalmente evitar a ocorrência de aglomerações.

 

 

 

 

 

5.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

Os sistemas de informação na operacionalização da campanha de vacinação têm como objetivo o monitoramento e avaliação dos dados relativos à vacina e aos usuários, desde a logística dos insumos até a administração, farmacovigilância e estudos pós- marketing.

 

Ações

 

Atividades

 

 

 

 

Operacionalização do

Sistema de

Informação

 

      O município utiliza Sisitema proprio (IDS SAUDE) para registro nominal de doses aplicadas, os profissionais que atuam na sala de vacinas estão adaptados a utilização do sistema.

      Na vacinação extra muro será registrado nominal as doses aplicadas na planilha elaborada pelo municipio, para posterior alimentação do sistema IDS SAUDE.

      Todas as pessoas que receberao a vacina contra o Coronavirus, sera registrado na carteirinha de vacinação e no cartao sombra (arquivo no municipio).

 

 

 

 

 

Vacinação Extra Muro

?

A vacinação extra muro será realizada conforme cronograma dos grupos prioritarios conforme orietação da Campanha de

Vacinação.

 

?

Para isso serão utilizados formulários contendo os dados essenciais para posterior alimentação do sistema SI - PNI COVID, conforme orientação.

 

 

 

Registro na Caderneta de

Vacinação

?

 

As carteiras de vacinas de todos que receberao a vacinas deverá ser preenchida no ato da vacinação, contendo no registro a data, lote da vacina e nome por extenso do vacinador.

 

?

Usuários que comparecerem nos locais de

 

 

vacinação sem carteira de vacina deverá receber um comprovante de vacinação, com os mesmos dados informados acima.

 

?

Todos deverão ter a segunda dose de vacina aprazada na carteira de vacinação ou comprovante fornecido no dia e no cartão sombra ou em formulário próprio, para facilitar a busca ativa de faltosos.

 

1Cenários de acordo com as condições tecnológicas das salas de vacinação:

 

       Cenário 1 - Estabelecimento de Saúde COM conectividade na internet e condições de usar QR CODE (Preparar equipamentos e Recursos Humanos);

 

       Cenário 2 - Estabelecimento de Saúde COM conectividade na internet e condições de fazer digitação online;

 

       Cenário 3 - Estabelecimento de saúde SEM conectividade e sem computador (utilizar planilha e registrar posteriormente na SMS).

 

 

 

 

 

6.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

 

 

 

Grupos Prioritários

Quantitativo

Pessoas de 60 anos ou mais, Institucionalizadas

0

População Indígena em Terras Indígenas Demarcadas

0

Trabalhadores de Saúde que atuam em Serviços de Saúde

159

Pessoas de 80 anos ou mais

155

Pessoas de 75 a 79 anos

137

Pessoas de 70 a 74 anos

212

Pessoas de 65 a 69 anos

238

Pessoas de 60 a 64 anos

313

Pessoas em Situação de Rua

0

Trabalhadores de Força de Segurança e Salvamento

6

Comorbidades

315

Trabalhadores Educacionais e da Assistência Social (CRAS, CREAS, Casas/Unidades de Acolhimento)

100

Pessoas com Deficiência Institucionalizadas

0

Pessoas com Deficiência Permanente Severa

3

Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais Ribeirinhas

0

Caminhoneiros

44

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário e Ferroviário de Passageiros

5

Trabalhadores de Transporte Aéreo

0

Trabalhadores Portuários

0

População Privada de Liberdade (exceto trabalhadores de saúde e segurança)

0

Trabalhadores do Sistema Prisional

0

TOTAL

1672

 

 

 

 

 

7.

COMUNICAÇÃO

 

A estratégia da comunicação será informar à população sobre o Plano Municipal de Vacinação Contra a COVID – 19 e o Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19, para assim a população ficar orientada de como sera o desenvolvimento da Campanha e os grupos prioritarios e o escalonamento da aplicação da vacina para esses grupos.

 

Ações

 

Atividades

 

 

 

 

Comunicação

?

 

Será utilizada a Radio Manina FM 106.9 para divulgação das datas e horários da vacinação de acordo com o público alvo estipulado pelo Ministério da Saúde, além de informativos diários no facebook do municipio (Pranchita Pranchita) pagina oficial do municipio, pelo WhatsApp do Monitoramento do COVID (46) 99978-9331 e tambem estará disponivel informações no telefone da Ouvidoria Municipal de Saude (46) 3540-1414. 

 

?

Informaçoes tambem serao repassadas pelos Agentes comunitarios de Saude.

 

 

 

 

 

 

 

Pranchita, 20/ 01/2021. 

Catiane Felippi Martinazzo – Enfermeira vigilancia Epidemiologica. Daniela Aparecida Zamboni – Enfermeria Coordenadora Atenção Basica.

 
 
 

Última Atualização: 20/07/2021 08:51, por: VINICIUS ALEXANDRE SBARDELOTTO

Documentos relacionados

PLANOS DE VACINAÇÃO Última Atualização: 29/06/2021 10:45, por: VINICIUS ALEXANDRE SBARDELOTTO
Página inicial